Índice
Quer montar seu próprio comércio? Veja estas 5 dicas e entenda o passo a passo para ter seu negócio próprio.
Se você é um comerciante e deseja empreender na área, mas ainda não montou seu negócio, veja o passo a passo para montar seu comércio
Muitas pessoas têm o desejo de empreender e de começar a trabalhar com o próprio comércio, mas o pontapé inicial é algo que requer atenção e coragem.
Isso porque um comércio que quer atuar bem tem que começar bem!
Na hora de tirar a ideia do papel, a insegurança e algumas dúvidas podem aparecer na cabeça do empreendedor, são várias incertezas e questões a serem analisadas na hora de abrir um negócio próprio.
Pensando nisso, preparamos 5 dicas que irão ajudar você, empreendedor, a tirar as ideias do papel e a abrir o seu comércio; continue a leitura e entenda.
Comece seu negócio já sabendo como realizar a gestão e como garantir lucros. Veja os materiais disponíveis em nosso blog e entenda como manter seu negócio economicamente saudável.
- Saiba como melhor investir no departamento de vendas
- Escalabilidade: como acelerar o crescimento do seu negócio
- Certificado digital: saiba como digitalizar o seu negócio
1. Defina o nicho de atuação
Se você já está com o planejamento concreto da abertura de seu negócio, certamente, já tem o nicho de atuação definido.
Se não, o primeiro passo é escolher os produtos ou os serviços comercializados. Esse é um passo que deve ser o primeiro passo a ser definido e seguido para a abertura de seu comércio.
É necessário definir, com clareza, a área de atuação para, então, poder dar os próximos baseando-se nos serviços e nos produtos a serem oferecidos no ramo escolhido.
Então, se você quer abrir um comércio e empreender, o primeiro passo é a escolha certa e concreta do nicho.
2. Realize pesquisas sobre o ramo de atuação
Agora que você já escolheu seu nicho, os produtos com os quais irá trabalhar, está na hora de sair do sofá e de ir atrás de informações.
Faça o levantamento de como seu comércio vai atuar no mercado para levar ao seu cliente além de o que ele busca, ou seja, um diferencial.
Conheça a concorrência e entenda, com ela, o que funciona e o que não funciona dentro do ramo escolhido.
Montar e analisar essas pesquisas são ações as quais darão uma visão ampla de como o seu ramo de atuação funciona e como deve ser o trabalho para levar ao cliente o que ele busca e aquilo de que precisa.
3. Monte um plano de negócio
Para o funcionamento que gere lucros para o seu comércio, não é preciso definir apenas ramo e produtos.
Existem vários fatores que englobam o funcionamento de um negócio.
Definir o objetivo principal, capital inicial, formas de atuação etc. é essencial a fim de manter um funcionamento desde o início e a longo prazo, com estabilidade e com possibilidade de garantir o sucesso do comércio.
4. Analise as ideias iniciais que valem a pena e desprenda-se das que não funcionam para seu comércio
Normalmente, antes de montar um negócio, surgem diversas ideias diferentes, umas muito boas, e outras ideias não tão adequadas.
Saiba identificar as ideias que valem a pena e as ideias que não apresentam benefícios para a realização do projeto.
Faça pesquisas, converse com profissionais e estude as possibilidades para saber quais ideias levar adiante.
5. Faça a abertura da empresa
Sim, legalizar seu comércio é imprescindível.
Uma empresa legalizada, com todas as obrigações em dia, gera credibilidade e confiança para o cliente, além de garantir um funcionamento 100% seguro em termos de leis e de legislações, sem riscos e possibilidades de prejuízos com o fisco.
A Estilo Contábil pode te ajudar!
Você sabia que um profissional da área contábil pode te ajudar não apenas com questões tributárias, mas também com a administração de vários setores que englobam a parte financeira da sua empresa?
Contar com um profissional contábil garante à sua empresa auxílio com questões fiscais e de gerenciamento.
Nós, da Estilo Contábil, somos especializados na prestação de serviços para o comércio e estamos preparados para te atender e para te orientar desde os primeiros passos.
CLIQUE AQUI E TENHA O APOIO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALISTA E MONTE AGORA SEU COMÉRCIO!