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Fica perdido na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa? Saiba o que você precisa fazer para otimizar a funcionalidade do seu negócio
Antes que um mero documento, o planejamento estratégico de uma empresa é um direcionador fundamental para qualquer negócio.
Empreendimentos que trabalham sem nenhum tipo de plano estão próximos do fracasso ou então à mercê da sorte.
Resumindo, o planejamento estratégico precisa ser capaz de dizer qual é o panorama do negócio, onde se quer chegar e o que fazer para acertar o alvo.
Elaborar esse planejamento requer uma análise de várias variáveis, tendo em vista o momento da empresa, da concorrência e do cenário macroeconômico em que se está inserido.
Descubra abaixo como direcionar sua empresa ao sucesso através do desenvolvimento de um planejamento estratégico.
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1. Instituir a missão da empresa
A missão diz respeito ao objetivo que inspirou a criação do negócio. Na missão, é preciso estar nítido o que o empreendimento faz e seu motivo de ter nascido.
Havendo sua instituição, ela precisa servir como um guia para toda decisão que tenha relevância.
Se sua empresa pretende ofertar um novo produto no mercado, é preciso avaliar se aquele item está em harmonia com a missão do negócio.
2. Determinar a visão da empresa
A visão precisa corresponder a uma questão extremamente importante no Planejamento estratégico de uma empresa: aonde se quer chegar?
Assim sendo, está ligada ao principal objetivo a ser conquistado,podendo estar atrelado a resultados financeiros, posicionamento de mercado ou até mesmo metas específicas. Um exemplo é a atividade internacional.
É necessário ter em mente que é fundamental na definição da visão saber se ela é possível e possuir um prazo estabelecido.
3. Definir os valores da empresa
Os valores são de extrema importância, visto que eles definem à cultura, às crenças e à filosofia do empreendimento.
No mesmo sentido que a missão, eles funcionam como bússola de gestão de planejamento estratégico, mas estão relacionados principalmente ao modo de se comportar e à maneira de atuação do negócio perante seus clientes.
Resumindo, os valores podem ser definidos como os princípios que governam o cotidiano da sua empresa.
Se deve tornar explícito os valores da empresa para os colaboradores e eles precisam ser seguidos de modo firme pelos líderes.
4. Ouvir os colaboradores
É fundamental ouvir os colaboradores. Não importa o nível no qual atuam, já que como atuam de forma direta no cotidiano da empresa, eles podem ter uma outra visão das operações.
Além do que, é consenso que a participação dos colaboradores nas decisões que serão tomadas geram engajamento.
5. Atualizar o planejando estratégico empresarial
Um gestor precisa sempre lembrar que os fatores internos e as situações externas podem atrapalhar o andamento dos negócios. Então mantenha uma atualização constante do seu planejamento estratégico empresarial.
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Agora que você está familiarizado com todas as fases do processo de planejamento estratégico, examine sua empresa e processos para transformar sua empresa na melhor versão. Mas, para isso, o apoio capacitado é essencial!
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